quarta-feira, 27 de abril de 2011

Meditação é um estado natural do ser humano...

...Um estado natural da própria existência! O repouso silencioso, nutritivo e extasiante do silêncio é a energia que tudo gera neste Universo. É a energia ponto-zero, energia vital, chi, “name it!” - é Deus em si. É o centro de nossa própria existência. É o coração de todos nós. É o coração da paz.
Existe dentro de nós e deve ser conhecido e reconhecido por cada um! Só assim traremos a paz à realidade.
Quando colocamos em palavra “fazer meditação”, isto significa que vamos usar alguma técnica para entrar e mergulhar dentro deste espaço que já é nossa natureza.
A técnica de meditação primordial e mãe de todas as técnicas é a observação. A observação do mundo interior e do mundo exterior e de tudo o que acontece nesta dança do universo. Por isso, “meditação” é denominada como uma ciência.

A meditação passiva significa que a pessoa permite ao seu corpo ficar completamente quieto e com este não-movimento um convite às emoções e à mente, devagar se instala... O não movimento! Que conduz ao silêncio.
A meditação passiva oferecida pelo Movimento Coração da Paz Joia Viva começa com uma hipnose superconsciente – música, voz e texto que conduzem ao espaço da “superconsciência” (a consciência em si) dentro da pessoa - seguida de música e silêncio.

A meditação ativa significa que a pessoa usa seu corpo para expressar o intenso movimento interior com movimentos e palavras, gestos e expressões, fazendo assim uma descarga das emoções e pensamentos e criando um espaço para que a pessoa possa sentir e observar o silêncio, a quietude, a paz e tudo de bom que o divino é em si!
A meditação ativa ofertada pelo Movimento Coração da Paz diz respeito à observar a maneira como a pessoa costumou praticar a guerra em sua vida (sem ao menos perceber que isto era guerra!), depois tomar uma atitude de paz com relação à isto e , então ser guiada por seu próprio coração para saber como lidar com a energia que liberada que antes era usada em guerra; seguido então pelo silêncio.

Ambas as técnicas meditativas foram desenvolvidas pela designer que observou o nascimento da criação da joia viva Coração da Paz e a música foi criada especialmente para estas propostas pelo músico compositor e arranjador Cláudio Faria, que vem acompanhando e contribuindo com o processo de criação da Joia Viva há mais de 15 anos.

Um comentário:

  1. Para quem quer saber um pouco mais a respeito das Técnicas Meditativas do Movimento Coração Da Paz Joia Viva! Com amor!

    ResponderExcluir